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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EaD, seus limites e possibilidades *

A EaD hoje ocupa um espaço cada vez mais necessário e importante como modalidade de Ensino. Há uma crescente necessidade das Tecnologias da Informação (TI) na vida do homem atual. Como bem fala Mill, 2006, Na “Idade da Mídia não há muita “vida” sem mediação midiática”. Hoje, devido a vários fatores, como falta tempo para cursar uma modalidade presencial, a baixa flexibilidade das mesmas nos horários ofertados, os transportes urbanos e trânsito caótico, o interesse por uma formação de qualidade sem sair de casa, dentre outros aspectos, faz da EaD uma alternativa necessária. Surgem então duas questões: quais são os limites e quais as possibilidades da Educação a Distância?


Se no início a Educação a distância se dava de forma unilateral, na qual o estudante comprava pacotes e não interagia com o conhecimento de maneira que o construísse. Hoje, com as possibilidades que as ferramentas da web 2.0 oferece, esse cenário muda radicalmente. Fala-se de uma nova geração na Educação a Distância, quem sabe uma EaD 2.0, com possibilidades múltiplas de interação através das mídias, principalmente disponíveis na Internet ou Rede: construção de blogs pelos estudantes, participação nos bate-papos, criação de textos em ferramenta colaborativas como Google Apps, dentre outras possibilidades. Percebe-se com isto, que o estudante deixa de ser o receptor do conhecimento e passa ser o autor do mesmo. Utilizando de ferramentas mais interativas, deixando de lado a EaD Instrucional e passando a ser uma EaD mais Pedagógica.

Tudo parece ser muito perfeito, todavia existem muitos limites a serem transpostos pela EaD. Um deles é o propriamente seu caráter instrucional, pois, por mais que idealmente as ferramentas da web 2.0 colaborem para construção ativa do conhecimento pelo estudante online, as mesma não são exploradas ao seu máximo. Há muito a ser agregado efetivado para que a Educação Eletrônica seja tão atrativa quanto uma comunidade de Rede Social. Neste ponto, o papel do tutor é fundamental.

O tutor não é o instrutor e sim o educador, pois de fato o que ele faz é atividade docente e portanto, pedagógica . Para isto, ele tem que ter além de formação adequada tem que também possuir valorização profissional. Sabe-se que no Brasil sua profissão não é regulamentada e sem falar do valor módico de seu salário, que não chega a dois salários mínimos.

Entre limites e possibilidades a EaD tende a crescer e se estabelecer. Ela deixou de ser uma opção mal vista para uma possibilidade real de formação do cidadão. Para isto, há muito que se investir em formação e valorização dos profissionais que nela atuam, bem como na melhor utilização de plataformas como Moodle 2.0 e das ferramentas já disponíveis na web 2.0.

web 2.0: Seria o conjunto de ferramentas existentes na internet, com caráter interativo e colaborativo pelos seus usuários, tornando-a uma plataforma.


*Essa redação foi feita por Juliana Araújo para justificar sua intenção de entrada numa instituição brasileira. Aqui ela está na íntegra.
**Fonte da imagem: http://maragojipe-bahia.blogspot.com

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